O Projeto FIV

Publicado em Quem Somos
Lido 605 vezes

"Ajudando a preencher a lacuna entre o conhecimento e a política"

Após um período de reestruturação, a inauguração do site marca uma nova fase de atuação da Fundação Ivete Vargas. Com o intuito de consolidar a presença digital da FIV, juntam-se ao site a criação de conta no Twitter, de canal no Youtube e de página no Facebook. Mais que uma solução para as necessidades de comunicação da Fundação, o Projeto FIV pretende torná-la um elo de ligação entre a teoria e a prática, uma ponte entre o conhecimento e a política.

Nossa missão é transformar a FIV em um think tank, uma instituição dedicada a produzir e a difundir conhecimento sobre assuntos estratégicos, com vistas a influenciar transformações sociais, políticas e econômicas. Sua atuação contribuirá, por um lado, como centro de estudo e pesquisa, para a qualificação do debate dos principais pontos da agenda do país e, por outro, como promotora de capacitação e de formação política, para o fortalecimento dos cidadãos e do comportamento cívico do conjunto dos atores políticos e sociais do país.

Para esses fins, incluindo o debate e a divulgação da ideologia trabalhista e da história do partido, dividimos o site em quatro áreas principais. No menu "Pesquisa", os usuários encontrarão artigos acadêmicos, estudos inovadores e pesquisas relevantes, que servirão de base para análises mais profundas da realidade do país. Em "Videos", selecionamos e organizamos diversos cursos online gratuitos de renomadas instituições nacionais e internacionais, como Harvard e Yale, todos abordando temas relacionados à formação e à capacitação política. Também reservamos uma área para cursos no formato EAD, com a criação da Universidade Corporativa Fundação Ivete Vargas - UNCORFIV, a plataforma de ensino à distância da FIV, com cursos práticos de organização de campanhas políticas, marketing e direito eleitoral, prestação de contas, administração pública, entre outros, para candidatos - ou interessados em se candidatar -, gestores e legisladores de todos os níveis da administração publica. Com isso, pretendemos levar oportunidades de capacitação via internet para as mais distantes regiões do país, suprindo uma lacuna que, muitas vezes, dificulta ou afasta o cidadão da participação política formal.

Ainda em relação à capacitação e à formação política, criamos a "WEB TV", uma Web TV em que compartilharemos os seminários e congressos organizados pela FIV - hoje acessíveis apenas aos moradores dos grandes centros urbanos onde são realizados -, palestras, entrevistas, documentários e programas de tv sobre os mais variados temas, abrindo espaço também para os diretórios municipais, estaduais e demais instâncias partidárias promoverem seus projetos e iniciativas de educação política. O menu "Artigos" conta com a participação de especialistas e de lideranças discorrendo sobre temas atuais em discussão no Congresso Nacional, na sociedade civil ou no meio acadêmico.

O Projeto FIV busca agregar conteúdo, pessoas e ideias. Quer difundi-las e colocá-las em prática. Procura identificar e discutir soluções inovadoras para os principais pontos da agenda nacional, tirando-as de dentro da academia e da sociedade civil e levando-as aos administradores e aos formuladores de políticas públicas, para que sejam replicadas e/ou adaptadas aos mais diversos contextos, sejam estes municipais, estaduais ou federais.

Uma nova abordagem, um novo site, uma nova Fundação. Venha com a gente!

Última modificação em Segunda, 19 Setembro 2016 19:24
Francisco Galindo

É empresário e político nascido em Martinópolis/SP. Foi deputado estadual pelo MT e prefeito de Cuiabá de 2010 a 2012. Atualmente é presidente do diretório estadual do PTB no Mato Grosso e da Fundação Ivete Vargas.

Estamos no Facebook