A Operação Cronos, ação integrada pela força das polícias civis de todo país, em conjunto com o Ministério Público, Ministério da Segurança Pública, e o Judiciário, foi deflagrada dia 24/8, em 16 estados e no Distrito Federal.
O ministro da Segurança Pública, Raul jungmann, presente na divulgação da operação, destacou a importância da ação unificada, como foco do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em vigor desde junho.
Em alguns estados houve prisões por descumprimento de medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha e os alvos da ação foram autores de homicidios e feminicidios.
Ao todo, mais de 6.600 policiais civis participaram das ações. Foram presas 75 pessoas no DF, segundo a Polícia Civil, 26 por homicidio, uma por feminicidio, e 44 pela Lei Marinha da Penha, além da apreensão de quatro menores por homicidio.
Também foram autuadas em flagrante 224 pessoas, por tráfico de drogas, e posse/ porte de armas de fogo irregular, e aproximadamente, 150 quilos de entorpecentes.
Esta operação a nível nacional, tem o objetivo de combater ostensivamente o feminicídio e garantir, em especial, o cumprimento da lei Maria da Penha. disse Raul Jungmann.
Imagem: Google