A lista de pré candidatos e candidatos à Presidência da República está menor. Há alguns meses, desistiram da corrida eleitoral alguns grandes nomes, como o do ex ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, o presidente Michel Temer (PMDB), o senador Fernando Collor (PTC), o empresário Flávio Rocha (PRB) e o apresentador de TV Luciano Huck.
Todos os demais, que continuam na disputa, ainda têm importantes questões a serem analisadas até o início da campanha oficial, em 31 de agosto.
Nesse sentido, questões como pendências na Justiça, alta rejeição, falta de popularidade, disputas partidárias internas, escassez de tempo para propaganda no rádio e na televisão, além do impedimento para participar de debates, representam grandes obstáculos no caminho dos presidenciáveis.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem até o dia 15 de agosto para o pedido de registro das candidaturas e oficializar as coligações. A partir do dia seguinte, a propaganda eleitoral já está permitida. No rádio e na televisão, contudo, o horário eleitoral só começa dia 31 de agosto. O primeiro turno de votações está marcado para 7 de outubro.
Calendário eleitoral:
Imagem: Google