Curso:
maio 5, 2021
Artigos Sem categoria

Mato Grosso, por Rai Reis

Na obra Mato Grosso, o fotógrafo Rai Reis brinda-nos com imagens que pincelam artisticamente aspectos naturais e culturais deste Estado rico em biodiversidade, que me acolheu e à minha família de modo gentil, caloroso e hospitaleiro, de modo que já nos sentimos parte de sua história. No registro das lentes do fotógrafo, nota-se o contraste entre a contemporaneidade urbana e as tradições antigas, preservadas sobretudo no interior, onde se destacam as festas, principalmente aos santos de devoção, com seus adereços e ritmos peculiares.

Rai Reis aprecia registrar a rica tradição cultural mato-grossense, pois alguns aspectos vêm se alterando e mesmo tendendo ao desaparecimento nos núcleos mais urbanizados. Ele afirma que, à medida que nos afastamos de Cuiabá em direção a certas comunidades do interior, “é incrível, pois cada 10 km rodados implicam um retorno simbólico no tempo de cerca de dez anos; o dialeto cuiabano é tão marcado que é preciso apurar os ouvidos para entender o que se diz; os costumes antigos e as festas estão ali, preservados, uma coisa linda de se ver!”. E completa: “Gosto de fotografar pessoas em situações típicas, fazer esse registro etnográfico, porque não sabemos até quando isso vai durar…”.

De um grande volume de fotografias tiradas a partir de 2010, Rai Reis cuidadosamente selecionou imagens, especiais em qualidade e conteúdo, para compor esta obra. Sinto-me gratificado ao apresentar este “Mato Grosso” e compartilhá-lo com vocês. Espero que o apreciem tanto quanto eu.

Leia e baixe o livro na íntegra clicando aqui.

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundação Ivete Vargas