A credibilidade do resultado dos votos, por meio das urnas eletrônicas, já foi questionada por alguns presidenciáveis, em debates.
Com o objetivo de dar apoio à Justiça Eleitoral e ao Sistema da Segurança Pública, a Polícia Federal instalou nesta segunda-feira, 01/10, o Centro de Controle das eleições 2018 (CICE).
Na abertura do centro, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, contrariou qualquer possibilidade de fraude quanto às urnas, disse que nunca foi identificada “qualquer possibilidade de fraude”.
Jungmann, explicou que o centro integrado “tem a função de zelar para que a vontade do povo brasileiro seja respeitada”.
O ministro ainda reiterou, que “Nunca, ao longo de todos esses anos, foi identificada qualquer possibilidade de fraude à partir do sistema eleitoral eletrônico que o Brasil adota”,
O que se espera do sistema é que haja na prática, o compartilhamento de dados entre os órgãos, da estrutura, que incluem, 14 instituições, órgãos parceiros, entre eles, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Receita Federal.
Segundo as autoridades, o CICCE terá atuação semelhante à adotada durante os grandes eventos realizados no país de 2013 a 2016.
O diretor da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro, explicou que esta é a primeira vez em que acontece a integração da entidade com outros órgãos em um processo eleitoral.
Imagem: Google