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dezembro 4, 2022
Trabalhos Acadêmicos

Nacionalismo, educação e cidadania: algumas estratégias discursivas

Na revista SER Social, publicação da Universidade de Brasília (UnB), edição de janeiro – junho de 2016, as autoras Rosangela Maria de Nazaré Barbosa Silva, doutora em Educação pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (Iced/UFPA), e Wilma de Nazaré Baía Coelho, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), discorreram sobre conceitos e estratégias relacionados ao nacionalismo, à educação e à cidadania e ressaltam que a cidadania na educação muitas vezes é influenciada pelos momentos históricos. Além disso, as especialistas abordam a formação para a cidadania proposta pela Lei nº 5.692/71.

No texto, Rosangela Silva e Wilma Coelho indicam referências de diversos autores para melhor entendimento do tema. Segundo as autoras, “a cidadania é entendida como direito à educação e, no âmbito da escola, como direito à participação, à formação de uma consciência crítica e ao respeito à diversidade”. Ainda de acordo com o texto, ao longo do século XIX, na Europa, houve a consolidação de uma forte correspondência entre cidadania e nacionalidade, onde o nacionalismo foi visto como possuidor direto do estatuto de cidadão. Entretanto, no caso do Brasil, isso é entendido de forma diferente. “O dever cívico aparecerá não como consciência, mas como algo imposto pelo Estado nacional”.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

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