O primeiro debate com os candidatos à Presidência da República acontecerá hoje, 9/8, com previsão para iniciar às 22h, será transmitido pela Rede Bandeirantes de TV e mediado pelo apresentador e jornalista Ricardo Boechat.
São treze candidatos que foram oficializados em convenção, porém somente oito participarão do debate. Sendo que o PT pediu ao TRF4, para que Lula participasse, mas o pedido foi negado.O debate é tradição da emissora e costuma dar o tom de toda campanha eleitoral.
Um sorteio com a participação dos representantes dos partidos definiu a posição de cada um dos candidatos no cenário. As regras prevêem entre perguntas diretas, réplicas e tréplicas, que os candidatos se confrontarão 64 vezes, além de perguntas do público e de jornalistas
Os candidatos oficializados em convenção são: Cabo Dacíolo (Patriota), Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos) Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), João Vicente Goulart (PPL), José Maria Eymael (PSDC), Vera Lúcia (PSTU).
No debate, a disposição dos presidenciáveis será, da esquerda para direita estarão, Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmim (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSoL), Henrique Meireles (MDB), Ciro Gomes (PDT).
PRIMEIRO BLOCO:
Na primeira sequencia os candidatos responderão a uma pergunta única, feita pelos eleitores e, em seguida, candidato pergunta pra candidato.
O primeiro a perguntar será Boulos e o último, Meireles. Cada candidato pode ser perguntado até três vezes.
SEGUNDO BLOCO:
Jornalistas da Band farão perguntas pra todos os candidatos e escolherão quem vai replicar. Quem for questionado terá direito à tréplica.
TERCEIRO BLOCO:
Novamente candidato pergunta pra candidato.
O sorteio definiu que quem iniciará os questionamentos será Álvaro Dias e quem perguntará por último, será Ciro Gomes.
Neste bloco cada candidato poderá ser perguntado até duas vezes.
QUARTO BLOCO:
Jornalistas voltam a perguntar para os candidatos e escolher quem fará a réplica.
QUINTO E ÚLTIMO BLOCO:
Considerações finais devem ser feitas em um minuto e meio, iniciará com Ciro Gomes e terminará com Henrique Meireles. No caso de ofensa pessoal ou moral, o presidenciável poderá pedir direito de resposta. Ele será analisado por um comitê formado por advogados e jornalistas. Caso seja concedido, será feito em um minuto e sempre que possível, no mesmo bloco em que a ofensa ocorreu.
Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo acredita que o debate será muito importante para o eleitorado conhecer seus candidatos e fazer comparações.
"Dia 9 começa uma nova fase da campanha eleitoral. Pela primeira vez, o Brasil vai ver lado a lado seus candidatos, com espaço e tempo suficiente para mostrarem as suas idéias principais, seus estilos, dando ao eleitor condições de começarem a fazer as comparações. O debate não se esgota em si mesmo e será reproduzido ao longo da campanha'" disse o jornalista
SEGUNDO TURNO
Em caso de segundo turno os candidatos à Presidência se encontrarão na Band para um novo debate dia 11/10.
Já os debates entre os candidatos aos governos de Estados, será dia 16/8. Em caso de segundo turno, estão marcados para 18/10.
Fonte: Band News TV/ Imagem: Google