Na última sexta-feira (25/06), o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que o programa do governo federal para a inclusão dos mais jovens no mercado de trabalho deve ser anunciado em breve. O projeto é divido entre o Bônus de Inclusão Produtiva (BIP), custeado pela União, e o Bônus de Incentivo à Qualificação (BIQ), pago pela iniciativa privada.
O governo prevê a distribuição de R$ 500 a R$ 600 por mês para que os beneficiados façam cursos profissionalizantes ou sejam integrados em programas de treinamento dentro das próprias empresas participantes. A primeira etapa do projeto vai abranger dois milhões de brasileiros, com idade entre 18 e 28 anos.
“Vamos caçar os jovens, achar, qualificar, cuidar deles e tentar trazê-los para os mercados. O programa já está pronto e deve sair nos próximos dias”, disse o ministro durante a Comissão Temporária da Covid-19 do Senado.