Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Partido dos Trabalhadores (PT) polarizam a disputa presidencial há 20 anos. Entretanto, verifica-se uma tendência progressiva de crescimento de candidaturas de terceira via. Utilizando dados de surveys dos Estudos Eleitorais Brasileiros (ESEB),este trabalho examina como os sujeitos que não têm votado nas candidaturas do PT e do PSDB se posicionam sobre a política brasileira e observa o comportamento político desses dois partidos dentro das propagandas partidárias de 2014.
Busca-se responder: quais são as opiniões demonstradas, entre 2002 e 2010, pelos eleitores das candidaturas de terceira via nas eleições nacionais? Como a disputa política, no espaço do horário eleitoral, contribuiu para a permanência da polarização PT x PSDB na eleição presidencial de 2014? Os eleitores de terceira via apresentaram, ainda que com queda em 2006, uma elevação da satisfação com a democracia e da identificação e satisfação com os partidos; maior rejeição ao PSDB do que ao PT. Em 2014, os partidos conseguiram atualizar o embate entre eles, construindo a ideia de que Marina Silva podia ser relacionada a ambos e que a mudança simbolizada por ela era insegura.