Nesta segunda-feira (29/11), às 16hs, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciará, em entrevista coletiva, o resultado da sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. Também estarão presentes o secretário de Tecnologia da Informação, Julio Valente, e o juiz auxiliar da Presidência do TSE Sandro Vieira.
Durante esta semana, 26 investigadoras e investigadores se reuniram no TSE para executar 29 planos de ataque aos equipamentos e sistemas desenvolvidos pelo Tribunal para serem usados nas Eleições Gerais de 2022. Nesta sexta edição, a pedido de uma equipe de peritos da Polícia Federal, o Teste foi prorrogado por mais um dia e se encerrou neste sábado (27/11). O objetivo do TPS é corrigir, antes do pleito do próximo ano, eventuais vulnerabilidades nos softwares e hardwares que venham a ser identificadas pelos participantes do evento.
O TPS contempla ações controladas para identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição. Por meio da iniciativa, a Justiça Eleitoral conta com o apoio da sociedade para fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.